O QUE É UM NÓ EM IoT?

Os nós fazem parte da arquitetura IoT, actuando como a interligação entre a base e o resto da rede. Os dispositivos que constituem os nós da IoT são responsáveis pela recolha de dados. Fazem parte da componente física da IoT e actuam como intermediários entre o mundo físico e a Internet. Os nós fazem parte da arquitetura IoT, actuando como uma interligação entre a base e o resto da rede. Os dispositivos que constituem os nós da IoT são responsáveis pela recolha de dados. Fazem parte da componente física da IoT e actuam como intermediários entre o mundo físico e a Internet. Um nó IoT (Internet of Things) é qualquer dispositivo que possa ligar-se a uma rede para enviar e receber dados. Pode ser um sensor, um atuador ou qualquer dispositivo inteligente que recolha informações do ambiente e as transmita através da Internet para que possam ser processadas ou utilizadas por outros sistemas.

Os nós fazem parte da arquitetura IoT, funcionando como interconexão entre a base e o resto da rede. Os dispositivos que formam os nós IoT são os responsáveis por recolher dados. Estes fazem parte do componente físico do IoT e atuam como intermediários entre o mundo físico e a internet.

Os dispositivos usados como nós IoT têm como funções principais a receção e recolha de informações de toda a rede IoT, bem como a gestão das interconexões entre os restantes dispositivos, sistemas e utilizadores que compõem a rede. Posteriormente, esses dados são processados e analisados, sendo enviados para o servidor local ou para a nuvem, onde são transformados em informações valiosas e úteis.

Podem ser nós IoT sensores de vários tipos (de pressão, de rotação, de velocidade, etc.), dispositivos USB, Bluetooth, núcleos, reguladores de voltagem, entre outros.

Para que serve o edge computing?

O edge computing é um sistema de recolha e análise de dados capturados por outros dispositivos, como os nós, sendo o nível mais próximo do dispositivo e do mundo físico.

Este processo é o oposto do cloud computing, pois, ao contrário do edge computing, o cloud computing consiste na exploração de dados numa nuvem, dispensando totalmente o hardware, sendo necessário enviar e processar a informação online.

Vantagens do edge computing na indústria

  • Poupança na largura de banda: Ao não serem transmitidos dados para a nuvem, a conexão de rede tem menos latência.
  • Velocidade: Com os nós que recolhem dados mais próximos do dispositivo edge, o tempo de envio, receção e processamento de dados é mais rápido.
  • Cibersegurança: Ao serem transmitidos dados em vários dispositivos, em vez de numa única nuvem, a rede IoT é menos suscetível a ataques ou perdas de dados. 
  • Melhor desempenho dos nós: A melhoria na latência da rede e na velocidade de transmissão de dados repercute-se no funcionamento dos nós.

PCs que podem ser usados para IoT

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart