Na era da conetividade digital, tanto a tecnologia Wi-Fi como a tecnologia móvel 4G/5G desempenham um papel fundamental no fornecimento de acesso à Internet em diferentes ambientes. Embora ambas as opções permitam a conetividade de rede, existem diferenças entre conexão Wifi e 4G/5G em termos de caraterísticas, alcance e desempenho. Compreender estas diferenças é essencial para escolher a opção mais adequada às necessidades individuais ou empresariais.
De seguida, vamos explorar as diferenças entre conexão Wi-Fi e 4G/5G, para ficarmos com uma ideia clara dos pontos fortes e das limitações de cada uma. O Wi-Fi é uma tecnologia que permite que os dispositivos se liguem a uma rede sem fios. Também permite que os dispositivos ligados à mesma rede se interliguem entre si. Este tipo de ligação é regido por duas normas:
- Normas IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e IEEE 802.1: São os mais conhecidos e utilizados, operando na frequência de 2,4 GHz.
- Norma IEEE 802.11ac, também conhecida como Wi-Fi 5G, funciona na frequência de 5 GHz. Embora tenha um alcance menor do que o Wi-Fi de 2,4 GHz, também gera menos interferências no processo.
Roteadores, pontos de acesso e repetidores
Para que a conexão Wi-Fi seja possível, são necessários três tipos de elementos:
- Roteadores: Ligam-se a um modem que fornece conexões DSL, cabo ou fibra e encaminham os pacotes de dados para os dispositivos que, por sua vez, se ligam a eles. São essenciais para o funcionamento de uma rede Wi-Fi.
- Pontos de acesso: São dispositivos que se ligam ao router ou roteador através de cabo Ethernet ou Wi-Fi, permitindo transmitir a sua própria rede sem fios local e aumentar o alcance de utilização e o número de dispositivos que podem ligar-se a ele. São utilizados em espaços amplos e de uso comum, como escritórios, indústrias, centros comerciais e espaços públicos.
- Repetidores: Ligam-se a uma rede Wi-Fi, repetem o sinal de forma a expandir o alcance da rede. A principal desvantagem e diferença em relação aos pontos de acesso é que os repetidores só podem conectar um número muito limitado de dispositivos e tendem a sobrecarregar-se facilmente, operando a uma velocidade muito limitada.
Conexão 4G: Características e vantagens
Este tipo de conexão, também conhecido como LTE, permite o acesso à internet de forma sem fios, mas com a diferença de que não necessita de um roteador. É usada principalmente por telemóveis, mas cada vez mais dispositivos, como PCs, tablets ou dispositivos inteligentes, como relógios, estão a integrar esta tecnologia.
Melhora a experiência dos utilizadores em certas situações, pois permite a conexão à internet independentemente de onde estejam. Ou seja, oferece total liberdade em termos de mobilidade.
Diferenças entre a conexão 4G e DI5G
A quinta geração de redes móveis traz, em relação ao 4G, um aumento da velocidade de conexão, menor latência nas interações, maior cobertura de conexão, o que permite que a rede móvel chegue a um maior número de zonas e locais, e uma conexão mais estável e eficiente, mesmo em movimento.
Instalação de dispositivos com 4G/5G integrado
As redes móveis são ideais para diferentes setores ou atividades que impliquem alguma mobilidade, pois podem ser implementados dispositivos com conexão 4G/5G para atender às necessidades do serviço.