TERMINAIS INTERATIVOS ACESSÍVEIS PARA CUMPRIR COM A NORMATIVA EUROPEIA DE ACESSIBILIDADE

A partir de 28 de junho de 2025 entrou em vigor o European Accessibility Act (Lei Europeia da Acessibilidade), uma norma que marca um ponto de viragem no design, fabrico e comercialização de produtos e serviços na União Europeia. O objetivo é garantir que as pessoas com deficiência possam aceder, em condições de igualdade, quer aos produtos e serviços do mercado único europeu, quer à tecnologia e aos serviços digitais. Com esta lei pretende‑se eliminar barreiras e promover a inclusão de todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas ou intelectuais.

Esta normativa representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais igualitária e inclusiva, mas também implica um desafio para as empresas, que terão de adaptar os seus produtos e serviços. Entre os produtos afetados pela Lei Europeia da Acessibilidade destacam‑se os quiosques interativos de autocobro, self‑service, gestão de filas de espera e caixas automáticas. Terminais interativos estão cada vez mais presentes em espaços públicos, serviços públicos, hospitais e centros de saúde, centros comerciais, postos de combustível e museus.

Na EOS Ibérica antecipámo‑nos à entrada em vigor desta lei, e no nosso catálogo pode encontrar soluções tecnológicas acessíveis e adaptadas a pessoas com qualquer tipo de deficiência.

O que é a Lei Europeia da Acessibilidade?

A Diretiva (UE) 2019/882, conhecida como Lei Europeia da Acessibilidade, estabelece requisitos obrigatórios de acessibilidade para produtos e serviços, incluindo:

  • Terminais de self‑service e autocobro

     

  • Quiosques interativos

     

  • Terminais interativos de gestão de filas

     

  • Pontos de informação digitais

     

  • Caixas cidadãs

     

Estes terminais interativos devem ser acessíveis não só do ponto de vista físico (altura, alcance, interfaces táteis), mas também funcional, permitindo o seu uso por pessoas com diversidade funcional (visual, auditiva, motora ou cognitiva).

TERMINAIS INTERATIVOS ACESSÍVEIS

Na EOS Ibérica acreditamos que a tecnologia deve servir as pessoas. Por isso, desenvolvemos e fabricamos terminais interativos acessíveis e adaptados às necessidades de cada utilizador.

Entre as nossas soluções tecnológicas acessíveis figuram:

 eInfa

 Quiosque de informação cidadã que facilita o acesso a trâmites administrativos. O seu design ergonómico e inclinação de 10° constituem uma solução ideal para pessoas com mobilidade reduzida. O design permite um acesso frontal que evita o contacto dos joelhos com o equipamento, facilitando o uso a partir de uma cadeira de rodas.

 eFirma

 Terminal interativo acessível concebido para processos de assinatura digital e administração eletrónica. A versão “plus” permite incorporar um teclado com teclas em Braille. Além de acessível para pessoas com deficiência, beneficia também os idosos, permitindo-lhes digitalizar a assinatura sem necessidade de certificado digital.  

 eHelp

 Terminal interativo acessível concebido para processos de assinatura digital e administração eletrónica. A versão “plus” permite incorporar um teclado com teclas em Braille. Além de acessível para pessoas com deficiência, beneficia também os idosos, permitindo-lhes digitalizar a assinatura sem necessidade de certificado digital.  Pode contar com um ecrã de 17” ou com dois ecrãs.

Terminal interativo de dupla altura que permite a utilização tanto por utilizadores de pé como por pessoas em cadeira de rodas, sem comprometer a funcionalidade nem a privacidade. Conta com dois ecrãs que podem ser utilizados simultaneamente por duas pessoas. Um dos ecrãs pode ser ajustado a diferentes alturas para pessoas com mobilidade reduzida

 Quiosque de informação acessível, com design robusto e personalizável. Ideal para espaços públicos, estações, hospitais e museus. Ecrã tátil de 19″, 22″ ou 32″, em horizontal ou vertical. Permite integrar múltiplos periféricos como impressora de tickets, leitor de Cartão de Cidadão (DNIe), códigos QR, códigos de barras e leitor RFID.

Terminal interativo compacto com ecrã duplo, e possibilidade de incorporar um terceiro, perfeito para soluções tecnológicas de autopagamento acessíveis com teclado industrial e possibilidade de incorporar vários periféricos. Quando está orientado a pessoas com deficiência, inclui um elemento personalizável na parte frontal superior como distintivo. 

Benefícios da implementação de terminais acessíveis

Contar com terminais interativos que cumprem os critérios de acessibilidade não é apenas uma exigência legal a partir de 2025, mas também uma oportunidade estratégica para empresas, instituições públicas e comércio. Algumas das vantagens incluem:

✅ Cumprimento legal e redução de riscos jurídicos.
✅ Melhoria da imagem institucional e reputação social.
✅ Maior alcance e satisfação dos utilizadores.
✅ Promoção de igualdade de acesso a serviços digitais.
✅ Preparação para exigências futuras em contratação pública.

Além disso, os terminais de self‑service acessíveis reduzem barreiras tecnológicas e promovem a autonomia de todas as pessoas, melhorando a experiência e facilitando a interação com serviços públicos ou privados.

O que deve ter um quiosque interativo acessível?

De acordo com a Lei Europeia da Acessibilidade, um terminal deve cumprir requisitos técnicos essenciais, como:

  • Altura e inclinação adequadas para utilizadores em cadeira de rodas.

     

  • Interfaces táteis com boa sensibilidade e contraste.

     

  • Compatibilidade com periféricos (teclado físico, botões táteis, etc.).

     

  • Compatibilidade com sistemas de assistência (leitores de ecrã, navegação por voz).

     

  • Instruções claras em múltiplos formatos (visuais, auditivos, táteis).

     

Na EOS Ibérica projetamos cada modelo com estes critérios e oferecemos personalização por projeto para integração em contextos muito diversos: serviços públicos, transportes, saúde, universidades, etc.

Precisa de se adaptar à normativa?

A entrada em vigor desta lei implica uma mudança profunda no design e implementação de terminais interativos de self‑service na Europa. Se a sua empresa desenvolve software inclusivo ou aplicações digitais acessíveis, na EOS Ibérica podemos fornecer o hardware adequado.

A nossa equipa técnica e comercial está disponível para o aconselhar na escolha da solução tecnológica que melhor se adapta ao seu projeto, assegurando conformidade com a normativa de acessibilidade e uma experiência de utilizador inclusiva, segura e eficaz.

Precisa de mais informações?

Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas questões. Solicite informação adicional e a nossa equipa especializada entrará em contacto consigo com a maior brevidade.

Solicitar Informação

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart
Scroll to Top